Gusttavo Lima é alvo de representação do Conar, que pede suspensão de propaganda de bebida
Cantor, bem como empresa reconheceram erros, pois afirmaram que ou suspenderam as campanhas ou adequaram
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O cantor Gusttavo Lima mais uma vez é alvo de uma representação do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária). De acordo com o portal UOL, Gusttavo Lima e a Better Drinks levaram advertência por causa de duas propagandas supostamente irregulares. As propagandas são da bebida de Gusttavo Lima: Vermelhão. Só que as mesmas estariam em desacordo com as regulamentações, pois nas publicidades o cantor cita a frase: “Chama o Vermelhão, bebê”.
O Ministério Público Federal da Bahia e Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) enviaram denúncias para o Conselho, pois as peças publicitárias não possuíam o aviso de idade mínima para ingestão de bebidas, além de supostamente estimularem o consumo excessivo de álcool.
Gusttavo Lima, bem como a empresa Better Drinks reconheceram os problemas, pois informaram que ou suspenderam as campanhas ou alteraram de forma de adequação. O Conselho acolheu as denúncias porque a bebida é enquadrada no Anexo A do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Por isso, o Vermelhão deve seguir algumas regras especificas como as relacionadas as crianças e adolescentes e consumo responsável.
Conar processa cantor
Em abril de 2020 a história se repetiu, pois o cantor Gusttavo Lima sofreu um processo por causa de um suposto abuso de bebida alcoólica em lives. Nos dias 28 de março e 11 de abril de 2020, Gusttavo Lima fez lives, só que teria consumido demais bebida alcoólica e incentivado a ingestão.
Na época, o Conar processou o cantor depois de receber denúncias de várias pessoas que assistiram as lives. O Conselho deu vinte dias para que Gusttavo Lima e Ambev esclarecesse as supostas irregularidades na propaganda da cerveja, Bohemia.
“A denúncia cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto.”