Famosos saem em defesa de Jennyfer após suposto caso de racismo no programa de Silvio Santos
Silvio Santos é acusado de racismo após ignorar escolha da plateia e premiar participante por ser bela
Silvio Santos voltou a viram o centro das atenções de uma forma bem negativa. Dessa vez, o apresentador está sendo acusado de racismo após escolher uma participante que havia tirado uma menor nota. Tudo aconteceu no último domingo (8) durante o quadro, ‘Quem Você Tira’, no “Programa Silvio Santos”, do SBT. A competição musical foi formada pelas participantes, Bia, Juliani, Pâmela e Jennyfer, onde as mesmas cantaram algumas músicas, dentre elas o sucesso, “Caneta Azul”.
Após várias etapas da competição musical, a plateia do “Programa Silvio Santos” escolheu a participante, Jennyfer, como a grande vencedora. Assim, a participante obteve, 84 pontos, ou seja, 81 pontos na frente da última colocada, Pâmela. Embora tenha obtido a melhor colocação segundo a plateia, o apresentador Silvio Santos foi contra a maré ao resolver premiar com mais dinheiro a participante, Juliani. Todas as outras participantes ganharam R$ 500, menos a Juliani que recebeu R$ 1000 após o apresentador Silvio Santos julgar que ela era a mais bonita.
O episódio protagonizado pelo apresentador Silvio Santos provocou uma onda gigante de revoltas nas redes sociais, inclusive vários famosos se manifestaram sobre o acontecido. Assim como os internautas, os famosos também classificaram a polêmica protagonizada por Silvio Santos como sendo racismo. Uma das primeiras a se manifestar sobre o acontecido foi a cantora Marília Mendonça, que espera o primeiro filho, Léo, do sertanejo Murilo Huff. Assim, Marília Mendonça fez questão de publicar o vídeo de Jennyfer cantando no SBT, justamente para dar mais visibilidade para a cantora, que até então era pouco conhecida.
“toma todos os prêmios e visibilidade do meu instagram e twitter pra vc, sua linda! vc merece!”
O YouTuber Felipe Neto fez duras críticas contra o apresentador Silvio Santos, chegando a afirmar que ele é uma pessoa misógina e racista. Além disso, o influencer fez questão de descrever a cena que ocorreu durante o “Programa Silvio Santos”.
“Silvio Santos já provou q é um sujeito misógino e racista. Dessa vez, conseguiu se superar. Ao ver q uma negra tinha vencido seu concurso no voto popular, ignorou o resultado, deu mais dinheiro pra uma branca e disse q ela era melhor e “muito bonita””
David Miranda, primeiro vereador LGBT do Rio de Janeiro, também repudiou veemente a postura de Silvio Santos. Com palavras semelhantes as de Felipe Neto, o político descreveu o acontecimento que ocorreu no programa de Silvio Santos.
“Silvio Santos já mostrou sua misoginia e racismo várias vezes, e dessa vez de forma ainda mais descarada ignorou a vitória de uma mulher negra, para premiar a participante branca, dizendo que ela é mais bonita e canta bem!”
A cantora Gaby Amarantos foi ainda mais incisiva ao criticar o apresentador Silvio Santos, que segundo ela é racista. Assim, a cantora revelou que vai mandar confeccionar uma camiseta com o nome, “Eu te Avisei”, para alertar o apresentador.
“Sobre este senhor racista apresentador de TV to escrevenú numa camiseta de caneta azul “EU AVISEI CARAI””
A deputada federal Erika Kokay do PT também criticou fortemente o comportamento do apresentador Silvio Santos, inclusive afirmou que ele usa a concessão pública para praticar racismo na TV brasileira.
“VERGONHA Na mesma noite que uma mulher negra ganha o prêmio de miss universo 2019, Silvio Santos muda regra de jogo para impedir que uma mulher negra, eleita por ampla maioria do votos do público, pudesse vencer. Silvio usa concessão pública p/ destilar racismo, machismo e ódio!”
Em meio a toda essa onda de revolta após o comportamento de Silvio Santos durante o seu programa, a participante Jennyfer resolveu se manifestar nos stories do Instagram. Assim, a cantora revelou que uma seguidora acabou afirmando que ela queria ganhar mídia ao se vitimizar no programa. Jennyfer conta que jamais tentou se vitimizar, pois foi os internautas que perceberam o suposto racismo praticado pelo apresentador. Mas a cantora conta que se sentiu super constrangida ao ver o apresentador escolhendo uma participante que não obteve uma boa nota.
“Gente, eu cheguei do show e nem dormi ainda. Tô aqui vendo os comentários, repostando as coisas e lendo algumas mensagens. E aí eu vi uma que me chamou a atenção. A pessoa falou pra mim crescer no meu talento e não mim vitimizar pelo que aconteceu no programa. Quem assistiu viu, enfim. O povo sentiu a situação fiquei super constrangida no momento, mas como demorou três semanas pra poder ir pro ar, eu não podia mencionar nada sobre o assunto e muito menos expor nada que ele foi racista comigo ou algo do tipo”
Apesar do constrangimento declarado, Jennyfer não pretende processar o apresentador pelo suposto racismo praticado. Isso porque, a cantora acha que as portas de outras emissoras podem se fechar para ela, caso venha processar o dono do SBT.
“Na minha opinião, todas cantavam muito bem, tanto é que eu fiz amizade com elas até hoje. Uma indicando trabalho pra outra. E não é um programa de televisão que vai qualificar o que era melhor ou não. A gente ganhou o dinheiro, pagamos as contas já. O Silvio vai continuar rico, podre de rico. Vai adiantar nada ficar brigando pelo que a gente acha que está certo porque o certo hoje é errado e o errado é o certo. Então, não vai adiantar porque vai continuar do mesmo jeito e não vai adiantar processar e atrás de direitos nenhum porque aí eu vou ser prejudicada. Nunca mais vou participar de emissora nenhuma porque o que manda é o dinheiro. Ele pode comprar advogado e pode calar a minha boca e deixar pra lá. Vale a pena não! Importante é que eu vivo da música, trabalho honestamente pra ter minhas coisas, pra pagar minhas constas, pra morar sozinha, ter minha liberdade”
VERGONHA
— Erika Kokay (@erikakokay) December 9, 2019
Na mesma noite que uma mulher negra ganha o prêmio de miss universo 2019, Silvio Santos muda regra de jogo para impedir que uma mulher negra, eleita por ampla maioria do votos do público, pudesse vencer. Silvio usa concessão pública p/ destilar racismo, machismo e ódio!
Sobre este senhor racista apresentador de TV to escrevenú numa camiseta de caneta azul
— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) December 9, 2019
“EU AVISEI CARAI”
Silvio Santos já provou q é um sujeito misógino e racista.
— Felipe Neto (@felipeneto) December 9, 2019
Dessa vez, conseguiu se superar. Ao ver q uma negra tinha vencido seu concurso no voto popular, ignorou o resultado, deu mais dinheiro pra uma branca e disse q ela era melhor e “muito bonita”.pic.twitter.com/uM5AoBCebE
Silvio Santos já mostrou sua misoginia e racismo várias vezes, e dessa vez de forma ainda mais descarada ignorou a vitória de uma mulher negra, para premiar a participante branca, dizendo que ela é mais bonita e canta bem! pic.twitter.com/guFuWfVJn8
— David Miranda (@davidmirandario) December 9, 2019
toma todos os prêmios e visibilidade do meu instagram e twitter pra vc, sua linda! vc merece! ♥️?? pic.twitter.com/gmx0rmmMLp
— marilia mendonça ????? (@MariliaMReal) December 9, 2019