Morre a cantora Gal Costa, aos 77 anos

Assessoria de imprensa confirmou falecimento de Gal Costa

(Foto: Reprodução/Instagram)

Morreu uma das maiores cantoras de todos os tempos: Gal Costa, aos 77 anos. A informação de que Gal Costa faleceu, nesta quarta-feira (9), veio à tona através de sua assessoria de imprensa. Gal Costa era uma das atrações do festival Primavera Sound, mas teve a sua participação cancelada. Nilson Raman, diretor da turnê de Gal, informou que a cantora ficaria fora dos palcos até novembro, pois se recuperava após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

A cirurgia citada aconteceu em setembro, pouco depois de Gal Costa se apresentar no festival Coala, em São Paulo. Desde então, Gal Costa não fez mais apresentações, mas mantinha as datas da turnê As “Várias Pontas de uma Estrela’. Os shows da turnê estavam marcados para dezembro e janeiro.

Gal Costa conseguiu com a sua voz marcante perambular por diversos gêneros musicais, pois gravou duas músicas do álbum do Tropicália ou Panis et Circencis (1968), lançado por ela, Caetano, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé. Em 1968, Gal Costa conquisto o 3º lugar no 4º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, com a música, ‘Divino Maravilhoso’.

Anos antes, em 1964, Gal Costa participou da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, com a presença de grandes nomes, entre eles, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros através do espetáculo Nós, Por Exemplo’. No ano seguinte, Gal Costa apresentou os espetáculos Arena Canta Bahia e Em Tempo de Guerra. Só que ainda com o grupo, ela gravou ‘Eu Vim da Bahia e Sim, Foi Você’.

Gal Costa é uma artista de renome internacional já que foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino. A cantora fez história, pois venceu o Prêmio da Música Brasileira (2016) na categoria de melhor cantora.

Cantores lamentam perda

Gilberto Gil fez parte da vida de Gal Costa, por isso está impactado com a notícia do falecimento da cantora. Em publicação no Twitter, Gilberto Gil afirmou que está ‘muito triste e impactado’ com o fato.

“Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha @GalCosta”

Também na rede social, a cantora Pitty comentou o falecimento de Gal Costa, só que ressaltando a importância dela na música.

“GAL superlativa, das gigantes que caminharam sobre a terra. te amo pra sempre <3 referência imortal”

Rolar para cima