Rose Miriam, viúva de Gugu Liberato, tem direito a 50% da herança deixada pelo apresentador, diz advogado

Advogado afirma que o fato de Rose Miriam não ser casada com Gugu, não tira o direito de herança dela

Gugu Liberato e Rose Miriam (Foto: Reprodução/Instagram)

A morte de Gugu Liberato trouxe uma profunda comoção para todos os que admiravam a carreira brilhante do apresentador, mas em meio a essa comoção que ainda persiste em existir mesmo após um mês do trágico acidente doméstico que ceifou a vida do famoso, inicio-se um intenso conflito interno entre os familiares dele. O principal motivo que levou a esse certo conflito de interesses na família do apresentador foi o fato dele não ter deixado no testamento nenhuma herança para a viúva Rose Miriam Di Matteo, com quem viveu por cerca de 19 anos. No testamento, que veio a público em partes, Gugu Liberato deixa a maior parte da herança milionária para os três filhos, Sofia, Marina, de 15 anos, e João, de 18 anos, além de cerca de 12% para outros familiares, que terão que dividir a parte que lhes tocam com os jovens.

Embora não tenha sido citada no testamento deixado por Gugu Liberato, a viúva Rose Miriam Di Matteo tem direito a 50% da herança milionária caso comprove que realmente era a companheira do apresentador, pelo menos é o que diz o advogado Marcos Anthônio Teresa em entrevista ao site NaTelinha. Inclusive, segundo o advogado, o fato de Rose Miriam não ter sido casada com o apresentador Gugu Liberato não atrapalha em nada que ela seja reconhecida como uma das herdeiras porque a lei brasileira só exige que seja comprovado o conceito familiar, ou seja, de que eles formavam realmente uma família.

“A lei brasileira é clara quanto a isso, a esposa ou companheira é meieira de tudo que o sujeito ganhou depois da união”

“Não precisa ser casado e nem dividir a mesma casa. Basta a comprovação de que eles formavam uma família e isso parece bastante óbvio por conta de viagens, de visitação constante nas casas e dos dois posarem constantemente juntos em fotos”

Ainda de acordo com o advogado Rose Miriam Di Matteo terá direito a tudo o que o apresentador adquiriu após formar uma união estável com ela, ou seja, a partir do ano 2000, data que ficou grávida do primeiro filho, João Augusto, que tem atualmente 18 anos.

“Tudo que Gugu adquiriu onerosamente depois que formou uma família com ela faz parte da união estável. Portanto, metade é dela”

Recentemente, Rose Miriam Di Matteo decidiu entrar com um pedido na justiça para ser a inventariante da herança do apresentador, ou seja, para ser a zeladora dos bens móveis, imóveis, materiais e imateriais, que o Gugu Liberato deixou. Porém, de acordo com o advogado, esse pedido não será aceito e caso a viúva queira criar uma batalha judicial para conseguir ser a inventariante, os bens poderão ser bloqueados ficando apenas uma parte para o sustento familiar.

“Ela é a guardiã natural dos filhos, mas ele poderia nomear quem quiser para inventariante. Esse pedido não deve ser atendido e, caso a mulher decida ir para a Justiça numa batalha, pode ser até que os bens fiquem bloqueados e seja liberado apenas parte para manter a família”

O advogado Marcos Anthônio ainda desmistificou os boatos de que o apresentador Gugu Liberato era apenas amigo de Rose Miriam Di Matteo por isso ela não teria direito a herança mesmo tendo filhos com ele. Assim, segundo o advogado, isso não afeta em nada a união estável que eles construíram porque em várias ocasiões o apresentador aparecia com a então companheira, inclusive em vídeos recentes antes do trágico acidente doméstico em Orlando.

“Ela abriu mão da profissão e foi apresentada como companheira de Gugu em diversas entrevistas. Dificilmente um juiz não levaria isso em consideração. Eu acredito que ela vai vencer o processo”

Muito embora a viúva Rose Ririam Di Matteo esteja correndo atrás dos seus direitos válidos, a dúvida que pode pairar na cabeça de muitas pessoas é sobre o porquê o apresentador Gugu Liberato não colocou a companheira no testamento mesmo sabendo que teve três filhos com ela. Essa dúvida foi esclarecida em partes pelo advogado de Rose Miriam Di Matteo em entrevista para a revista Veja, onde o profissional Nelson Wilians afirmou que o apresentador Gugu Liberato não colocou a então companheira no testamento porque na época, em 2011, o casal estava passando por uma forte crise no relacionamento, inclusive, a cliente estava com problemas de saúde. Apesar disso, Nelson Wilians se acostou as palavras do advogado Anthônio Tereza ao afirmar que o fato do apresentador não ter colocado a cliente no testamento, não exclui o direito dela de ter a união estável reconhecida e consequentemente ser uma das herdeiras da herança milionária, que segundo a revista ‘Forbes Brasil’ está avaliada em R$ 170 milhões. Além disso, Nelson Wilians afirmou que quando a viúva Rose Miriam Di Matteo conseguir o seu direito claro, ela vai doar quase toda a herança para os três filhos, Sofia, Marina e João, ficando apenas com o necessário para a sua subsistência pessoal.

“Possivelmente, ele não a colocou no testamento, feito em 2011, porque naquele ano o casal não estava bem. Ela teve problemas de saúde. E o testamento foi feito bem nessa época. Mas não colocar no testamento não quer dizer que ela perdeu os direitos. Ele poderia ter reconhecido que vivia maritalmente com ela. Mas isso não impede o reconhecimento. Vale ressaltar que, no momento que conseguir o reconhecimento da união estável, que é caracterizada quando as partes tem o propósito de constitui família, Rose se comprometeu a doar os bens móveis e imóveis aos meus filhos, reservando a ela somente o usufruto suficiente para sua mantença. Isso foi expresso por meio de Declaração em Cartório de Registro Público. Os filhos dela em nada serão prejudicados, pelo contrário, serão honrados com o que lhes é de direito”

Nessa disputa árdua para ter a união estável reconhecida com o apresentador Gugu Liberato, a viúva Rose Miriam Di Matteo ganhou um apoio significativo de uma famosa que certamente sabe o quanto é difícil essa batalha judicial. Assim, Antônia Fontenelle, que lutou por sete anos para ter a união estável reconhecida com o ator Marcos Paulo, afirmou que a viúva de Gugu Liberato nem deveria precisar ir a justiça porque esse direito dela está mais do que claro para todos.

“Falando que é a Rose, esposa do Gugu por vinte anos, mãe dos três filhos do Gugu, está tendo problema com a justiça, né, ou terá que ir a justiça pra provar que foi esposa do Gugu e que merece ser a herdeira do Gugu. Não, isso é inacreditável, isso é inacreditável. Eu não li isso e eu espero que isso seja um ledo engano e que isso não esteja acontecendo porque do contrário, meu Deus que país é esse. A rose não precisa ir a lugar nenhum pra dizer que ela tem direito sim a herança do Gugu, tem direto sim a parte dela no espólio”

Gugu Liberato morreu aos 60 anos de idade, no dia 21 de novembro de 2019, após um grave acidente doméstico quando estava na sua mansão em Orlando, onde moram os três filhos, Sofia, Marina, de 15 anos, João, de 18 anos, além da viúva Rose Miriam Di Matteo. Segundo as informações oficiais sobre o acidente, Gugu Liberato caiu de uma altura de quatro metros quando tentava arrumar o ar-condicionado, que está localizado no sótão da mansão, avaliada em R$ 5 milhões. Além disso, no ato da queda após o gesso do forro ceder, Gugu Liberato ainda bateu com a cabeça em uma pilastra no andar de baixo da mansão, o que certamente agravou o seu estado neurológico.

Mesmo tomados pelo sentimento da perda, a família de Gugu Liberato pensou no todo ao autorizar a doação dos órgãos do apresentador, que beneficiaram cerca de 50 pessoas nos Estados Unidos, segundo o neurologista brasileiro, Guilherme Lepski.

Conheça o autor do artigo:
: As últimas notícias de todas as celebridades na ponta do seus dedos, para você ler, curtir, compartilhar e amar. Dicas para você ficar sempre por dentro.
veja todos os artigos
artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito