Adepto ao Candomblé, Gilberto Gil dá opinião sobre crença em divindade: “Deus é uma invenção do homem”

Gilberto Gil diz que a crença afirma o contrário quando impõe que o homem foi criado por Deus

Gilberto Gil (Foto: Reprodução/Instagram)

O cantor Gilberto Gil, pai de Preta Gil, participou nesta segunda-feira (17) do programa Papo de Segunda Verão, no GNT, e falou sobre diversos assuntos relacionados a sociedade e vida pessoal, entre eles, a eterna amizade com Caetano Veloso. Porém, durante o bate-papo sobre crença, o ex-ministro da cultura deu o que falar ao ser questionado pelo apresentador Fábio Porchat sobre o que Deus está achando do que vem acontecendo atualmente no Brasil de modo geral. Sem titubear na resposta, Gilberto Gil, que é adepto ao Candomblé, afirmou que ninguém sabe o pensamento de Deus porque ele costuma dizer que quem criou a divindade foi o homem e não o contrário como a cresça entende.

“Ninguém sabe quais são os desígnios de Deus, porque ele quer que seja assim ou porque ele quer que seja assado. Eu costumo dizer que nós é que criamos isso. Deus é uma invenção do homem. A crença geral é que é o oposto, que o homem é que foi criado por Deus”

Gilberto Gil fala sobre forte amizade com Caetano Veloso

Sem sombras de dúvidas, dois cantores que marcaram época na música brasileira são Caetano Veloso e Gilberto Gil, não apenas pelo fato incontestável dos dois astros terem sucessos, que inclusive muitos deles foram gravados em parceira, mas também por ambos fazerem sucessos em outras atividades, além da artística. O cantor Gilberto Gil já foi Ministro da Cultura, de 2003 a 2008, alpinista, guitarrista, compositor, ator, empreendedor e escritor. Já o também cantor Caetano Veloso foi produtor, arranjador, compositor, ativista político, ator diretor e escritor. Inclusive, os dois astros da música brasileira tem idades iguais, 77 anos.

Por essas e outras, Gilberto Gil tem muito o que falar do grande amigo, Caetano Veloso e foi exatamente isso que ele tentou fazer ao responder questionamentos do apresentador Fábio Porchat durante a atração das segundas no GNT. Inclusive, durante a entrevista, Gilberto Gil afirma que o cantor Caetano Veloso é o irmão que ele nunca teve e sua alma gêmea, que convive com ele há 56 anos.

“Uma amizade muito grande. Irmão, eu costumo dizer que Caetano é o irmão que eu não tive na família. Só tive uma irmã e encontrar Caetano na vida foi exatamente receber um irmão que eu não tive na família. A partir da amizade com ele, a própria família dele se tornou muito próxima da gente, se tornou uma família pra mim também. É isso, é um amigo querido, alma gêmea”

Durante a conversa descontraída no programa, Gilberto Gil foi presenteado com um depoimento de Caetano Veloso, que revelou que se tornou amigo do artista antes mesmo de conhecê-lo, pois o viu na televisão e adorava. Caetano Veloso conta que desde cedo sabia que existia uma missão a ser cumprida com o amigo Gilberto Gil, que também para ele é um irmão gêmeo.

“Eu me tornei meio músico por causa de Gil porque ficava vendo como ele tocava. Ficamos sempre amigos. Mas é uma amizade de companheirismo de tarefa ou de missão, mais que amizade. Embora eu tenha muito de amizade também, mas é diferente como eu sou amigo de outros amigos. A gente tinha uma intuição desde cedo de que existia uma missão pra ser feita em conjunto. Isso é dizer que éramos os gêmeos. Algumas vezes tentei deixar de fazer música profissionalmente porque eu não me considero suficientemente talentoso pra isso. Mas Gil não deixou. As duas vezes que eu ameacei, ele foi radicalmente contra e me disse com todas as letras que se eu deixasse de fazer música, ele também deixaria. O Gil falando era a própria música falando pra mim. Então a nossa amizade se baseia numa coisa tão grande como isso. Então os ritmos de vida, as questão que muitas vezes podem modificar a estrutura de uma amizade pra nós nenhuma coisa pode afetar essa base estrutural da nossa amizade. É uma amizade missão”

Conheça o autor do artigo:
: As últimas notícias de todas as celebridades na ponta do seus dedos, para você ler, curtir, compartilhar e amar. Dicas para você ficar sempre por dentro.
veja todos os artigos
artigos relacionados Leia também:
especial
Os melhores cartões de 2024 Conteúdo desenvolvido por especialistas em crédito